CDL Pelotas relembra trajetória da empresária Vanisse Krause na entidade

Vanisse Krause, uma grande representação de mulher, mãe e empresária, tornou-se referência através do seu empreendedorismo em Pelotas e há 4 anos era uma das Conselheiras Gestoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL). Hoje, a entidade retribui os anos de dedicação reconhecendo o protagonismo no comércio pelotense, mas também a força com que lutou pela vida.

 

Entre as características mais marcantes da empresária esteve sempre a sua alegria, a visão positiva e otimista, que era típica para quem visitou alguma vez a Fenadoce ou, então, a loja que manteve durante anos, a "5 Marias". Foi através da loja que ela se destacou na economia pelotense. Ela, que criou o blog www.vanissekrause.com.br para colocar o hobby da escrita em prática e o blog da loja (http://blog.5marias.com.br/) contando como a história iniciou e ressaltando que o empreendedorismo sempre esteve no sangue, mesmo tendo optado pela formação em Direito. Mãe desde os 24 anos, quando deu ao mundo um presente chamado Anna Helena, ela ouviu o sangue falar mais alto aos 27, quando investiu na loja, que hoje é reconhecida no comércio pelotense pela qualidade em confecção de casacos de lã. Ainda, aos 34 anos viveu uma nova fase: casou-se e deu à luz o pequeno Francisco.

 

Para a CDL Pelotas, Vanisse Krause sempre foi um exemplo de empresária que saboreou as dificuldades, mas também as vitórias de empreender na região. Conhecedora do seu público, sempre soube a arte de recepcionar e vender bem, o que a transformou logo em uma figura cativa na própria entidade. Já na Fenadoce a participação começou discreta, mas novamente deu lugar ao protagonismo.

 

Nas últimas edições da feira a Conselheira Gestora foi incansável no acompanhamento, entrevistas, projetos e toda a disponibilidade que um evento como esse exige de todos envolvidos. Em uma dessas entrevistas confessou que um de seus tantos sonhos havia sido ser jornalista, inclusive por isso escrevia em seus blogs.

 

Assim, Vanisse Krause destacou-se como uma figura rara. Na risada, contagiava. No silêncio, planejava. É quase com essa mesma flexibilidade que a empresária falou em seu blog sobre sua enfermidade, diagnosticado em agosto de 2018. Ali, abordou o tema com a leveza característica e tons de esperança.

 

A relação de Vanisse com a CDL iniciou em 2005, quando se tornou sócia a partir de sua loja. Desde então, integrou diversas diretorias, passando pelo Conselho Consultivo em 2014 e pertencendo ao Conselho Gestor a partir de 2015. O trabalho da empresária na entidade é exaltado pelo Conselheiro Gestor Mauro Bessa, que salienta o quão difícil é ter uma visão empreendedora como ela e ainda acreditar em um evento do tamanho da Fenadoce. “Vanisse é uma unanimidade na CDL Pelotas, Conselheira Gestora que se divertiu trabalhando do início ao fim!”

 

De fato, Vanisse teve o seu nome marcado pelo jeito sincero, acolhedor e leve de ver a vida. Hoje, a CDL Pelotas sente muito essa perda para toda a cidade, que carece de empreendedores como Vanisse. A CDL lamenta profundamente a perda da conselheira e agradece os anos de dedicação e parceria vivenciados até hoje.