27ᵃ Fenadoce impulsionou turismo em Pelotas

Os  dezenove dias  da maior festa dedicada a comercialização e consumo de doces no país fizeram de Pelotas um polo turístico estadual e até mesmo internacional. De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação,  esta foi a edição da Fenadoce que mais recebeu excursões de várias cidades gaúchas e do país vizinho, o Uruguai. Os prédios históricos também tiveram destaque nos passeios feitos pelos visitantes que foram até a Fenadoce, mas também aproveitaram para conhecer as atrações turísticas do município.

Durante um encontro na sede da secretaria, com a presença de autoridades locais e imprensa, foram apresentados os números relacionados ao aumento de turistas, no município, gerado pela 27ᵃ edição da Fenadoce. Conforme a diretora de turismo de Pelotas, Lizandra Cardoso,  quase 30 mil pessoas estiveram em Pelotas por meio de excursões realizadas para visitar a Fenadoce, cerca de três vezes o número de excursionistas registrado há três anos. Entre as cidades  de onde mais vieram visitantes estão Camaquã, Canguçu e São Lourenço. “Mas são os vizinhos uruguaios que nos surpreenderam, sendo responsáveis por 5% das excursões realizadas para Pelotas no período da feira”, destacou a diretora.

A cidade, que tem sete áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, também recebeu maior número de visitas em alguns desses locais durante a Fenadoce. O Museu do Doce registrou a passagem de quatro mil pessoas, o Casarão dois recebeu pouco mais de dois mil visitantes e a Catedral São Francisco de Paula quase 800 turistas. A rede hoteleira da cidade foi um dos setores que mais se beneficiou com o fluxo de pessoas causado pela Festa Nacional do Doce. O levantamento da SDTI revela que durante a semana 65% dos leitos oferecidos na cidade ficaram ocupados durante os dias úteis, enquanto ocorria a Fenadoce. Esse percentual subiu para 90% de ocupação aos fins de semana.

Ainda durante o encontro foram destacadas ações de divulgação antecipada da Feira, algumas em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Pelotas, como a participação de uma comitiva na Festa da Uva em Caxias do Sul e na 35ᵃ Feira de Negócios Turísticos, em Porto Alegre. Para o secretário de Turismo de Pelotas, Gilmar Bazanella o trabalho em parceria com outras entidades é o alicerce para consolidar Pelotas como uma das cidades importantes nos roteiros turísticos do Estado.

Sobre Fenadoce 2019 – Realizada de 5 a 23 de junho, a Fenadoce 2019 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos. Foram mais de 900 excursões de todo o país e até mesmo de países vizinhos. Além disso, a feira mais uma vez promoveu a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 45 mil alunos. A feira ainda promoveu a Fenadoce Cultural, com 800 apresentações artísticas; festival de Gastronomia; Feira de Agricultura Familiar e Ciclo de Negócios que reuniu 2 mil pessoas.  

Fonte: Reverso Comunicação Integrada