Talks Aliança reuniu representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (17) a Aliança Pelotas realizou a primeira edição do Talks Aliança na Fenadoce 2019. O evento contou com uma roda de conversa entre o Secretário Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e o Superintendente dos Portos, Fernando Estima, com mediação de Ezequiel Megiato, coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel. O tema central da roda de conversa foi o desenvolvimento da região Sul, e a união entre os municípios.
O Secretário Claudio Gastal apontou o trabalho realizado em sua pasta para auxiliar no desenvolvimento da economia em todo o estado, além de discutir políticas, ações, projetos e iniciativas realizadas pelo atual governo para tornar próximas as estratégias de governo e regiões. “Busquei trazer um pouco para a Aliança Pelotas, setores empresarial e lideranças, do que estamos fazendo nas áreas logística e tributária”, afirma. Ele destacou ainda a relevância de ser a Fenadoce o palco deste debate: “É importante estar em uma feira como a Fenadoce que promove desenvolvimento e turismo. O governo tem que estar presente não só promovendo suas atividades, mas trazendo transparência a população”, encerrou.

Fernando Estima apontou que o grande desafio do estado é melhorar a logística, para tornar o Rio Grande do Sul mais competitivo: “Temos uma qualidade de produção agrícola e industrialização muito positiva, mas temos que rever questões como o pedágio, custos portuários e tributários, para incrementar o que já temos de bom”, disse. Estima relembrou com gratidão sua relação de 12 anos com a Fenadoce: “A Fenadoce foi minha primeira escola extra empresa e família. Me sinto a vontade em poder dividir com a comunidade a importância da participação ativa. Presidi a feira por dois anos e aqui aprendi a trabalhar de forma gratuita e prazerosa”, concluiu.

Já o mediador do Talks, Ezequiel Megiato, atuou apresentando dados específicos da região Sul obtidos através do EDR. “A UCPel sempre atende a pedidos como esse, no sentido de tentar impulsionar positivamente, de maneira atuante, ajudando a fazer a leitura da região”, disse Megiato, que apontou ainda a gratidão pelo convite para mediar a conversa.

“A região sempre ficou distante dos grandes centros, mas, o momento que vivemos, é importante para que cidades e entidades estejam unidas. As regiões que estiverem unidas e mostrarem que sabem cuidar do seu desenvolvimento terão mais sucesso e aproveitarão melhor as oportunidades”, afirmou o Coordenador da Aliança Pelotas, Ricardo Targa Pereira. Para ele, o encontro foi um momento importante para estar mais perto do governo estadual, e buscar formas de potencializar o desenvolvimento da região Sul.

Durante a abertura do Talks Aliança, o Coordenador da Aliança Rio Grande, Carlos Bacchieri demonstrou satisfação por fazer parte da iniciativa, e ressaltou a importância da união entre as cidades: “Percebemos a diferença e o peso de quando as demandas são levas em conjunto pela região, ao invés de um único município”, disse. Além dele, o Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Fabrício Tavares, destacou a relevância da duplicação da BR 116, e a atenção para a região Sul: “Devemos fazer o tema de casa, assim como os empresários, entidades, e alianças tem feito em Pelotas”.

No encerramento da Roda de Conversa, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, deu as boas-vindas aos convidados, e falou sobre a notoriedade do evento para a cidade de Pelotas e região. Por fim, as soberanas da Fenadoce realizaram a entrega de doces para os palestrantes da tarde.

O encontro realizado no auditório I da Fenadoce reuniu empresários e representantes das nove entidades participantes da Aliança Pelotas: ACP, ARP, CDL, CIPEL, SECOVI, SINDILOJAS, SINDUSCON, SHBRS e REDE. Tendo como tema principal o desenvolvimento da Região Sul, o talks contou ainda com a presença de representantes de municípios vizinhos.

Fonte: Reverso Comunicação Integrada