QUIZ: sucesso ou fracasso – para onde a sua reputação profissional está te levando?

Por Redação

A reputação no trabalho é uma das coisas mais importantes que um profissional pode ter. Ela vai te dar credibilidade, ajudar a cavar seu crescimento dentro da empresa e segurar a barra se acontecer algum problema.

De acordo com Winston Kim, gerente regional da Randstad, líder global em RH, a imagem passada dentro da empresa é determinante para o sucesso do profissional. “Não é apenas uma questão de como as pessoas estão te enxergando, mas do quanto você está pronto para assumir responsabilidades. Quem tem boa reputação tem maior potencial de crescimento”, explica.

Para ajudar a descobrir como está a sua reputação, a Randstad preparou um teste especial. Pronto para saber se você está em alta?

1) Você está com muita demanda de trabalho e está chegando o prazo de entregar os materiais. Você decide:
a. Fazer as atividades conforme conseguir e entregar o que for ficando pronto primeiro.
b. Alertar seu chefe, mas seguir fazendo as atividades em ordem aleatória até terminar tudo, independente do prazo.
c. Organizar todas as demandas que precisa entregar e analisar se tem tempo hábil. Se realmente for atrasar, prefere avisar o chefe com antecedência, comunicando as prioridades.

2) Seu chefe tinha uma reunião marcada, mas teve um imprevisto e te pediu para ir em seu lugar. Ao descobrir que uma pessoa que você não gosta estará na reunião sua reação é:
a. Cancelar a reunião e deixar para seu chefe resolver. Como não gosta da pessoa, prefere se reservar e não interagir para não causar problema.
b. Contrariado, vai para a reunião só porque seu chefe mandou. Como sabe que não gosta da outra pessoa, vai pronto para uma discussão se necessário.
c. Apesar de não gostar da pessoa, realiza a reunião conforme orientação do seu chefe, procurando atingir o objetivo passado por ele. Trata a pessoa normalmente e evita discussões calorosas.

3) Você entregou um material para seu chefe e ele pediu algumas alterações. Como você interpreta isso?
a. Meu chefe sempre pede diversas alterações no meu material. Faço o que ele pediu e reenvio, mesmo que eu não concorde.
b. Não me abalo, já que meu chefe pede algumas alterações dependendo do material e tema. Faço as mudanças prestando atenção para entender o que foi pedido e, se discordo, ignoro e mantenho como estava antes.
c. Não costumo receber pedidos de alterações do meu chefe nos materiais entregues, mas entendo que é normal. Faço as mudanças pedidas e observo o que foi apontado. Se eu discordar, converso com meu chefe.

4) Sua empresa fechou parceria para oferecer um curso novo, que tem a ver com sua área. Quem se inscrever terá condições especiais para o pagamento, mas as aulas são em 4 sábados seguidos.
a. Desisto de fazer o curso. Já trabalho muito durante a semana e quero ter um momento para a vida pessoal.
b. Me interesso pelo tema, mas tento negociar para ser durante a semana. Se não der certo e não for muito caro, faço aos sábados.
c. Apesar de ser final de semana, me animo para fazer o curso. O tema é relacionado com minha área de atuação e as condições especiais podem valer a pena.

5) Você encontra o presidente da empresa no corredor e, em clima descontraído, ele pergunta em quem você vai votar nas próximas eleições. Qual é sua resposta?
a. Tento associar os ideais dos candidatos com os da empresa e respondo com a melhor opção, pois quero passar a impressão de que estou completamente de acordo com a companhia.
b. Exponho minha opinião, mesmo que considerada extremista por algumas pessoas. Apesar de trabalhar na empresa, tenho direito às minhas preferências políticas.
c. Exponho minha opinião de maneira amigável, trazendo prós e contras de outros candidatos também. Apesar de trabalhar na empresa e, ainda assim, ter minhas próprias opiniões, prefiro não causar desgaste.

RESULTADOS:
Alternativas A: 0 ponto
Alternativas B: 2 pontos
Alternativas C: 5 pontos
TOTAL 0 PONTOS: Sua carreira está em perigo! Sem dúvida, sua reputação e posicionamento enquanto profissional estão abalados e será necessário repensar algumas atitudes para tentar colocar sua careira de volta nos trilhos. Se quer mandar bem como profissional, monte um plano emergencial de recuperação.

TOTAL de 1 a 10 PONTOS: Você está começando a trilhar um caminho positivo. No entanto, algumas de suas atitudes profissionais ainda são negativas e podem ter repercussão ruim no ambiente de trabalho. Se continuar assim, você pode não conseguir reverter o quadro. Avalie os pontos de melhoria e os implemente rapidamente para recuperar e manter a reputação desejada.

TOTAL DE 11 A 20 PONTOS: Você está indo bem na carreira! Parece estar claro na sua cabeça quais atitudes são necessárias para crescer e mandar bem. Alguns pontos pequenos ainda podem ser melhorados, mas com sua disciplina isso acontecerá aos poucos durante seu desenvolvimento. Fique atento aos feedbacks e mantenha o foco.

TOTAL DE 21 A 25 PONTOS: Parabéns, sua carreira está um sucesso! O primeiro passo para ser bem-sucedido é ter um perfil profissional promissor e bem desenhado. Você tem ótima postura ao trabalhar e sabe se relacionar da maneira certa, mantendo o alto nível de suas entregas. Trace metas claras e a promoção pode chegar em breve.

URL da notícia: https://newtrade.com.br/carreira/quiz-sucesso-ou-fracasso-para-onde-a-sua-reputacao-profissional-esta-te-levando/