Jovem empreendedor dá dicas para quem deseja ser seu próprio chefe

Se engana quem pensa que jovens não podem dar boas lições de vida. Apesar da pouca idade, muitos ‘jovens’ empresários são referência quando o assunto é empreender. No Brasil, duas em cada três pessoas, entre homens e mulheres na faixa etária dos 25 a 35 anos, planejam empreender nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Planejar um negócio não é uma tarefa fácil, diante de tantos desafios que essa empreitada reserva, muitos abandonam o sonho seja por falta de apoio ou mesmo por não saber onde começar. Mas essa vontade nunca passou pela cabeça do Diogo Zequini, de 24 anos, que aos 19 começou a investir na expansão do negócio familiar pelo sistema de franquias. Hoje, a Casa do Médico, referência em venda e aluguel de produtos de saúde no Rio de Janeiro, com quase 40 anos de atuação no mercado, tem seis unidades na cidade, sendo quatro lojas próprias e duas franquias.

Sabendo das dificuldades enfrentadas por ele no início da missão de empreender, Diogo Zequini separou cinco dicas fundamentais para você que quer investir no seu próprio negócio. Confira!

1 - Estude muito

Quando embarcamos nos nossos negócios acabamos deixando a prática tomar conta da teoria e isso é perigoso. Se entrarmos no automático podemos restringir nossa visão criativa, o que é determinante para uma boa performance da empresa. Leia muitos livros e revistas, pesquise sobre cases recentes do mercado e aplique no seu dia a dia.

2 - Divida bem seu tempo

Você tem que trabalhar e ainda ter tempo para fazer tudo que gosta. Não fique escravo da sua empresa. Isso comprovadamente não é sustentável a longo prazo.

3 - Torne aquilo prazeroso

Potencialize o que você ama fazer e delegue o que você não é bom ou não faz por algum motivo. Isso pode ser muito difícil no começo, pois acabamos fazendo de tudo um pouco. Mas é importante ter essa mentalidade desde sempre.

4 - Cuidado com quem você segue

Vivemos na era do like e tem muita gente popular que nunca fez nada se vendendo como quem fez tudo. Cuidado! Se guie pelos feitos e não pelos números de seguidores. Fuja dos coaches milagrosos ou de “empreendedores” que nunca empreenderam. Essa galera só vai tomar o seu tempo e em alguns casos, até o seu dinheiro.

5 - Revire a internet do avesso

Hoje temos o privilégio de ter acesso aberto a milhares de horas de conteúdo de altíssima qualidade. Desde entrevistas com pessoas incríveis até cursos inteiros de universidades como a de Harvard. Trace um objetivo, faça uma curadoria, monte uma playlist e caia dentro. O retorno será instantâneo.

ULR da notícia: http://www.varejista.com.br/dicas/empreendedorismo/6732/jovem-empreendedor-da-dicas-para-quem-deseja-ser-seu-proprio-chefe