4 formas de lidar com pessoas negativas no trabalho

É comum trabalhar com colegas que contaminam o ambiente. Saiba como não ser influenciado por eles

Da Redação
As empresas normalmente têm empregados que não demonstram estar muito satisfeitos, seja com o trabalho ou com a vida. Um reflexo desse pessimismo é a contaminação do ambiente. A tristeza de um vira a tristeza de muitos.
Uma reportagem, originalmente publicada na “Entrepreneur”, mostra como não ser influenciado por pessoas negativas e continuar motivado. Confira algumas dicas:

1. Fuja das bombas
Pessoas negativas adoram falar sempre das coisas que as afligem e, ao tocar nestes assuntos, contribuem para que outros também se tornem pessimistas. Em contato com essas pessoas tóxicas, fuja dos “assuntos-bomba” e proponha falar sobre amenidades.

2. Não julgue
Pode ser que a sua reação a uma pessoa negativa seja a de ignorá-la ou ser ríspido. Não faça isso. Ninguém fica pessimista porque gostar de se sentir mal – pode ser insatisfação no trabalho, algum problema na família ou até mesmo uma doença.

Ser mal educado com alguém pode te fazer mal ou levar o colega “negativo” em questão a se sentir pior e contaminar ainda mais o ambiente.

3.  Mantenha-se em grupos
É mais fácil se contaminar quando se está sozinho com uma pessoa de atitudes pessimistas. Em grupo, a influência negativa é diluída. Além disso, com mais gente é maior a probabilidade de que as conversas cheguem a assuntos mais amenos.

4. Trabalhe
Quando as queixas tiverem a ver com o trabalho, o melhor antídoto é exatamente o foco no resultado. Não dê atenção às reclamações e continue cuidando de suas tarefas.

Imagem: Evite quem reclama dos céus, da vida e do azar (Foto: Divulgação)
URL da notícia: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/01/4-formas-de-lidar-com-pessoas-negativas-no-trabalho.html