4 dicas para atrair jovens talentos para sua empresa

Confira as sugestões que especialistas deram durante o Encontro Anual de Parceiros da Brasil Júnior

Por Filipe Oliveira

O Encontro Anual de Parceiros da Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Júniores), realizado nessa terça-feira (3/10), em São Paulo, foi palco de um debate sobre como atrair jovens talentos para as organizações.

Mediado por Tiago Mitraud, diretor-geral da Fundação Estudar, o painel contou com a participação de representantes de três empresas que trabalham ou estudam o universo dos jovens.

Com base na discussão dos palestrantes, fizemos uma lista com 4 dicas para te ajudar a atrair, conquistar e não frustrar os jovens candidatos. Confira a seguir:

1. Diga a verdade na seleção

"Durante a seleção, as empresas querem vender a parte legal. Mas nem todas tem um escorregador do Google. A gente compara essa situação com o Tinder, onde você vê uma foto, dá like e quando chega ao primeiro encontro percebe que a pessoa é bem diferente. Se você não falar exatamente o que é a sua empresa, o candidato vai se decepcionar no futuro", afirma Aimee Ramos, Head de Employer Branding na Matchbox.

2. Entenda o que os jovens procuram

"Assim como as empresas pedem para o jovem estar preparado para o mercado de trabalho, elas também precisam estar preparadas para recebê-los. É um caminho de troca, cocriação. Às vezes se pensa tanto na cereja para encantar o jovem e isso nem sempre é que ele quer. É preciso ouvir o que ele deseja e tentar construir isso com ele", sugere Augusto Júnior, Evangelista da Energia Jovem na Eureca.

3. Conheça os diferenciais da sua empresa

"Os executivos ficam muito preocupados em olhar para o Google e outras empresas que têm uma imagem mais moderna, mas se esquecem de olhar para as qualidades de sua própria empresa. É preciso entender qual o diferencial do seu negócio, mostrar isso durante a seleção e aplicar no dia a dia", diz Danilca Galdini, Coordenadora da Pesquisa Carreira dos Sonhos - Companhia de Talentos.

4. Use a tecnologia, mas não se esqueça do valor humano

"É preciso inovar no processo de seleção. A internet ajuda a fazer recrutamentos em massa com um período mais curto. Mas você não pode perder a humanização do processo. Nunca se esqueça que no outro lado estão pessoas com histórias de vida. Independentemente do resultado do processo, o candidato precisa sentir-se valorizado e perceber que aprendeu algo durante a seleção", afirma Aimee.

Imagem: Jovens entrarão em contato com o universo do empreendedorismo social através de palestras e workshop (Foto: Thinkstock)
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