Um passo a passo para você planejar o seu negócio do jeito certo

Quer saber quanto dinheiro você precisará, ou o preço do seu produto ou ainda conhecer as necessidades dos seus futuros clientes? Veja aqui:

Por Marcus Quintella, especialista em empreendedorismo

Dúvida de leitor: Vendo roupas femininas plus size. Estou fazendo um curso para microempreendedores individuais, mas não sei nem por onde começar meu plano de negócios. Como fazer um planejamento que não seja entediante?

Recomendo que o seu planejamento tenha por base uma boa pesquisa do mercado que você pretende atingir, ou seja, pessoas fora dos padrões de peso ou mesmo acima do peso, de várias idades.

Para que você possa estimar as suas receitas futuras e também seus investimentos, custos operacionais, estoques e capital de giro, você precisará fazer uma boa estimativa da demanda. Você deve fazer uma pesquisa de campo, ou seja, visitar lojas que vendam produtos femininos plus size, anotar tudo que puder sobre os tamanhos mais vendidos, conversando com vendedoras e observando as pessoas comprando. Faça isso por um bom tempo, no mínimo, um mês, para você ter bastante dados para analisar.

Procure quem são seus concorrentes, os estabelecidos e os informais, e pesquise quais os produtos que eles vendem e quais os seus preços. Faça amostras de seus produtos e teste com seus amigos, parentes e colegas de trabalho. Ao mesmo tempo, faça o mesmo tipo de pesquisa na internet, onde existem dezenas de sites que vendem esse tipo de roupa. Levante os preços de venda.

Quanto mais informações você puder levantar sobre o seu mercado, mais preciso será seu orçamento do negócio e menos risco você correrá, especialmente no dimensionamento da matéria prima e do estoque. Comece pequeno e aumente sua produção à medida que você domine uma área geográfica e fidelize uma clientela. Não queira começar grande, evolua aos poucos, pois, assim, você sobreviverá ao momento mais crítico de qualquer negócio novo, que é o início, e depois você poderá crescer e perpetuar seu negócio.

De posse de todos esses dados e informações do mercado, você poderá utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para microempreendedores para fazer o planejamento financeiro do seu projeto de novo negócio. Uma boa opção também seria procurar ajuda no Sebrae, pois eles saberão lhe ajudar a interpretar os dados levantados e transformar esses dados em valores para elaborar um fluxo de caixa para avaliar a viabilidade financeira de seu projeto.

Por fim, se você pretende ter sucesso com seu negócio, esqueça a palavra “entediante” que você utilizou na pergunta, pois você precisará de muita dedicação, pesquisa, estudo, conversa e transpiração, além de planejamento permanente e correções de rumo ao longo do tempo. Boa sorte!

Marcus Quintella é coordenador do MBA em empreendedorismo da FGV.

Imagem: Planejamento: veja como se preparar para iniciar um negócio (Foto/Thinkstock)
URL da notícia: http://exame.abril.com.br/pme/um-passo-a-passo-para-voce-planejar-o-seu-negocio-do-jeito-certo/