História

Há mais de 50 anos trabalhamos para representar a classe empresarial. Oferecemos serviços que têm como principal objetivo garantir segurança à concessão de crédito, através do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Atuamos para contribuir com o desenvolvimento econômico da Região Sul.
Nosso maior interesse é que seu negócio esteja pronto para gerar resultados. Para isso, oferecemos uma gama de serviços e convênios que auxiliam o gerenciamento da sua empresa.
Também somos experientes em capacitar equipes. Diversos cursos, palestras, treinamentos e encontros empresarias ocorrem periodicamente.
Todas as nossas ações visam o crescimento do mercado de consumo de Pelotas e Região Sul. Mesmo tendo mais de 50 anos, olhamos para frente e estamos sempre em busca do desenvolvimento e de novas oportunidades.

Fundação

A CDL Pelotas nasceu em 24 de Janeiro de 1963 e teve como primeiro presidente Wilson Veiga Pereira. A partir de constantes reuniões semanais promovidas por um grupo de lojistas cujo objetivo era discutir e criar formas de proteção e desenvolvimento para o comércio, em 16 de julho de 1965 era fundado o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Até o ano de 1979, atuava de forma independente nas salas 06 e 08 do Edifício Princesa do Sul, na Rua Padre Anchieta, 1978, quando passou então a ser um departamento do Clube de Diretores Lojistas de Pelotas, oferecendo serviços de cobranças, consultas para cheque e crédito além de departamento de recursos humanos. A fusão ocorreu na gestão do Presidente Manoel Renato Mascaranhas, tendo como primeiro Diretor de SPC Alberto Pereira. Essa fusão propiciou um crescimento rápido. Com um serviço representativo para os comerciantes, a CDL desperta mais interesse e aumenta sua comunidade.
Em 8 de dezembro de 1994, o Clube torna-se Câmara e firma seu compromisso com a cidade: unir a classe e desenvolver a economia.