Festival Internacional Sesc de Música traz novidades

O Festival Internacional Sesc de Música promete agitar Pelotas entre 15 e 26 de janeiro. Serão promovidos 50 espetáculos gratuitos, 24 cursos com professores de diversos locais do mundo, somando cerca de 500 profissionais e 300 alunos envolvidos.

Porém, além da programação tradicional, a oitava edição traz novidades como a Oficina de Choro e a ampliação de ações nos locais públicos do município. A Oficina de Choro é um dos destaques, pois abrange um estilo musical diferenciado, se aproximando da música popular. Neste curso, serão trabalhados seis instrumentos: violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho, com o auxílio de professores renomados, como Mathias Behrends Pinto, coordenador da Oficina de Choro Santander Cultural.

Outra característica muito forte do evento de 2018 é a programação do Festival na Comunidade, com apresentações em diversos locais públicos e instituições sociais da cidade. Hospitais, escolas, asilos e centros comunitários são alguns dos roteiros traçados para receber os espetáculos musicais. A maioria dos participantes destes concertos são grupos infanto-juvenis em vulnerabilidade social, formados a partir de projetos do Sesc de outros estados, como Minas Gerais, Piauí e Sergipe, além  da Orquestra do Areal, de Pelotas.

A praia do Laranjal também será mais explorada nesta edição. No sábado (20/01) haverá duas apresentações no local, a partir das 20h30, com os grupos “Sexteto Gaúcho” e “SpokFrevo Orquestra”. Além disso, na sexta-feira (19/01), pela primeira vez no Laranjal, a Banda Sinfônica do Festival, regida por Marcelo Jardim, se apresenta no Palco do Festival, às 20h30. Outra novidade em 2018 é a ampliação da programação no domingo (21/12). Das 16h às 20h30, a Rua Lobo da Costa (em frente ao Theatro Guarany) receberá atividades da “Rua do Festival”. Estão previstas diversas atrações musicais com performances de alunos, professores e grupos de câmara.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa,  Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.

URL da notícia: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/festival-internacional-sesc-de-musica-traz-novidades/