Fenadoce 2019 encerra com 246 mil visitantes

Após 19 dias, a Fenadoce 2019, que encerrou neste domingo, 23 de junho, em Pelotas, termina superando os números da edição anterior e consolidando a importância do doce para a economia local e o patrimônio pelotense. Essa é avaliação da comissão organizadora da 27ª Fenadoce, que se desafiou a trabalhar a tradição doceira e o patrimonio histórico como temática, com base do reconhecimento como patrimonônio material e imaterial, concedio ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. A feira recebeu 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos. A Fenadoce 2019 recebeu ainda mais de 900 excursões de todo o país e até mesmo de países vizinhos. Além disso, a feira mais uma vez promoveu a visita de crianças de escolas da rede pública da região, recebendo mais de 45 mil alunos. Os doces mais vendidaos esse ano foram quindim, bombom de morango e bem-casado, repectivamente.
 
De acordo com o conselho-gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), entidade organizadora da feira, reforçar o tema do patrimônio e da tradição doceira foi o ponto chave para os resultados positivos, além de muito tabalho de toda a equipe. “Ao levarmos para a sociedade o doce como parte fundamental de nossa economia e cultura, conseguimos transcender muitas fronteiras, trazendo benefício não apenas para o evento, mas para toda a economia da região sul do RS. Isso se refletiu no número recorde de excursões, por exemplo, que trazem os turistas para conhecer e consumir na cidade de Pelotas. Atividades como a Fenadoce Cultural e o Festival de Gastronomia também demostram que a feira é o ponto forte do ano para exaltar nossas potencialidades. Por isso, estamos muito satisfeitos com mais essa edição e prontos para iniciar a contrução da próxima”, avaliou Adilson Buroxid, gerente executivo da CDL Pelotas.
 
Simone Bica, presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, que tomou posse durante a feira, disse que se sente com a missão cumprida. “Este ano vivi, além da fábrica e a venda no estande, a função de representantar a associação, o que é muito graficante. Acredito que fizemos um ótimo trabalho em conjunto com a CDL e agora é se preparar a próxima edição”, afirmou.
 
A Fenadoce 2019 é uma realização da CDL Pelotas, tem patrocínio Banrisul; Sicredi; Gelei e Osirnet; Apoio da Biscoitos Zezé; Ecosul e Farmácia São João e apoio institucional da Universidade Federal de Pelotas, Câmara Municipal de Pelotas e Prefeitura Municipal de Pelotas. A Fenadoce Cultural tem financiamento Pró-Cultura RS LIC Governo do Estado do RS, com patrocínio de Osirnet e Biscoitos Zezé e Farmácia São João.
 
Fonte: Reverso Comunicação Integrada