Decisão do STJ sobre créditos de PIS e COFINS

As leis que regem o PIS e a COFINS garantem que os valores gastos com insumos sejam revertidos em créditos dessas contribuições, há, todavia, certa “instabilidade” na caracterização do insumo, onde, de um lado, contribuintes buscam ampliar o rol do que seriam insumos em suas respectivas atividades, e, de outro, a Administração Pública tenta reduzir o leque de opções que garantam direito a crédito.

Para solução do constante conflito entre o Fisco e o Contribuinte, decorrente da divergência de interpretação do conceito de “insumo”, diversas ações aportaram ao Judiciário e recentemente uma delas foi julgada de maneira favorável aos contribuintes.

Na decisão ficou definido que as instruções normativas da Receita Federal não podem limitar o conceito de insumo, que deve ser analisado caso a caso, considerando a essencialidade e relevância do insumo no processo produtivo.

Na prática, essa decisão permite que mais insumos gerem crédito de PIS e COFINS, resultando em redução da carga tributária.

Visite e curta a página do escritório Guterres & Passos no Facebook e receba atualizações e informações que podem interessar sua empresa.

Giuseppe Maragalhoni
Advogado Tributarista