2º Ciclo de Negócios aborda empreendedorismo jovem

A última palestra do 2º Ciclo de Negócios na 27ª Feira Nacional do Doce foi intitulada "Liderança jovem e Networking - o futuro do empresário gaúcho". A atividade ocorreu no auditório 2 do Centro de Eventos da Fenadoce, na sexta-feira (14). O evento foi ministrado pelos empresários Abudi Qadan e Rafael Jouglard, pelo presidente da Federação das Associações dos Jovens Empresários do RS (Fajers), Rafael Minotto e pela diretora de comunicação da Fajers e presidente da CDL Jovem Santa Maria, Caroline Saccol. 
 
A palestra teve como intuito debater e apresentar o empreendedorismo jovem em Pelotas e região. A Fajers tem como objetivo promover troca de ideias entre jovens, gerando networking no Estado. Na oportunidade, os representantes da Fajers apresentaram o projeto realizado com jovens empresários e trouxeram casos de sucesso, como dos pelotenses Abudi e Rafael. Ainda, o presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) participou, de forma online do projeto que pretende impactar 100 mil jovens no Brasil: a cada 30 jovens em vulnerabilidade social, são implantados 21 novos negócios. "Gostei muito da atividade, no final ainda presenciar depoimentos como o do jovem que tem sonho de abrir um negócio", comentou Rafael.
 
Empreendedorismo familiar
 
Desde 1980 no município de Pelotas no ramo de comércio de ferramentas, os Irmãos Jouglard estiveram representados por um dos sócios, Rafael Jouglard. Ele conta que o empreendimento começou com seu pai e hoje é administrado apenas por ele e seus irmãos. Na oportunidade, o empresário falou sobre o desenvolvimento e sucessão da empresa, além da perspectiva de mercado nos próximos anos. 
Abudi Qadan também possui um empreendimento familiar em Pelotas. No ramo do vestuário, a rede Brascon possui lojas no centro do município há 34 anos. Durante a palestra, o estudante de administração falou com os presentes sobre convivência empresarial familiar e tendo em vista que atualmente o negócio é administrado por ele, seu pai, seu irmão e seu tio. Ainda, foi abordada a identificação da família com o município de Pelotas e como ocorre o investimento. "Queremos incentivar o pessoal que vai assistir sobre empreendimento jovem, de iniciar um negócio, que é uma maneira de obter sucesso", afirmou.