7 dicas para lidar com funcionários que estão rendendo pouco

Saiba o que fazer para motivar colaboradores que estão produzindo menos e prejudicando a dinâmica da empresa

Por Da Redação

Funcionários que não estão rendendo o suficiente são um grande problema no mundo corporativo. Além de não fazer o trabalho da melhor maneira, o colaborador prejudica o clima da empresa – a falta de motivação e foco pode contaminar os colegas de trabalho.

São vários os fatores que interferem na produtividade de um empregado. Às vezes, algum problema pessoal está desestabilizando o colaborador. Em outros casos, a culpa é do próprio ambiente de trabalho: o salário pode estar baixo, ou talvez o chefe não seja dos melhores.

Quando o problema de funcionários que rendem pouco é profissional, cabe ao empreendedor tentar melhorar a situação. Se a aflição vem de casa, também é possível oferecer ajuda, nem que seja uma simples motivação. Abigail Philips, empreendedora e colunista da revista "Entrepreneur", listou algumas dicas para quem precisa motivar um funcionário que está produzindo menos. Confira:

1) Dê feedback
A falta de diálogo com o chefe pode desmotivar o empregado. Sem saber se suas tarefas estão sendo bem executadas, pode chegar o momento em que o colaborador fique cansado de "dar tiros no escuro". Para isso não ocorrer, sempre dê feedback claro a seus comandados. Valorize o que está certo e mostre como as falhas podem ser corrigidas. Às vezes, o funcionário só precisa de um empurrão na direção certa para produzir de forma satisfatória.

2) Acompanhe os processos
Chefes não devem apenas dar tarefas e esperar pelos resultados. É importante acompanhar o processo de execução. Mostrar interesse pelo trabalho dos funcionários pode causar um aumento significativo na produtividade de uma empresa. Segundo Abigail, a lógica é simples: os colaboradores podem estar desanimados por não sentirem que o trabalho deles é importante – afinal, nem o chefe liga para o projeto. No entanto, quando há a atenção dos superiores, fica mais fácil encontrar um significado para suas tarefas e a motivação aumenta.

3) Valorize a melhora
Não basta apenas pedir por uma melhora de rendimento. Caso o funcionário volte a produzir mais, não se esqueça de valorizar o esforço e recompensá-lo. Mais uma vez, mostrar que se importa com os colaboradores é uma tática importante para os empreendedores que precisam motivar uma equipe.

4) Trace metas junto com o funcionário
Metas muito difíceis de serem batidas também atrapalham a produtividade  – o objetivo é tão difícil que nem vale a pena se esforçar. Até para entender melhor a capacidade do colaborador, trace as metas junto com ele. Segundo a especialista, é importante ser flexível em alguns pontos. Com essa tática, o empreendedor mostra que os objetivos previstos são baseados em um consenso e não em uma decisão arbitrária.

5) Entenda o que está acontecendo
Dependendo da situação, o melhor a fazer é deixar o funcionário falar. Pergunte os motivos que levaram à queda no rendimento. Caso o problema seja na empresa, as dicas acima podem resolver o problema. Se não, tente encontrar uma solução junto com ele.

Quando os problemas estão em casa, pode ser difícil ajudá-lo, mas tente flexibilizar seu expediente e ofereça uma palavra amiga. Um simples ato como esse já pode motivar o colaborador.

6) Dê bronca
Dependendo da situação, uma bronca pode ser a melhor atitude, ainda mais se você estiver lidando com funcionários que não tenham motivos fortes para justificar a queda na produção. A solução dos problemas pode estar em uma boa chacoalhada no empregado, de acordo com Abigail.

7) Diga adeus
Se o funcionário continua fazendo o que quer, rendendo pouco e contaminando o ambiente com pensamentos negativos, não tem jeito: a demissão é o único caminho. Mas é importante ressaltar que, segundo a especialista, o desligamento de um funcionário nunca é o ideal e sempre deve ser o último recurso de um empreendedor.

Imagem: O desligamento do empregado deve ser sempre o último recurso do empreendedor (Foto: ThinkStock)
URL da notícia: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/7-dicas-para-lidar-com-funcionarios-que-estao-rendendo-pouco.html