5 dicas para uma boa gestão de pessoas

Escrito por  Mariane Rocigno

Publicado em Gestão

Investir na linha de frente é fundamental para alcançar a excelência na operação

De acordo com o conferencista e fundador da Empreenda, César Souza, o atendimento é o “calcanhar de Aquiles” do varejo. Investir no capital humano, criar um clima adequado na empresa, gerando integração entre as equipes com foco total no cliente, são passos importantes para alcançar a eficiência operacional e consequentemente aumentar a lucratividade. “Não é estratégia que vira o jogo, é a execução da estratégia que traz resultados”, afirmou o conferencista.

Veja abaixo 5 dicas de Souza para realizar uma gestão adequada de pessoas, deixar seu consumidor satisfeito com seu serviço e aumentar resulados:

1 Traduzir metas e resultados em propósito e significado
Metas e resultados são importantes, mas não o suficiente. As pessoas não estão em busca de empregos, mas de significados para a vida. O varejista precisa mobilizar as pessoas e fazer com que elas se sintam pertencendo à organização e sintam orgulho por isso.

2 Mobilizar equipes
Mobilize suas equipes com comportamento correto e não só com só com processos de sistema. É preciso ter atitude de integração. Não importa o tamanho da empresa, o colaborador precisa ter consciência da importância do trabalho dele e de toda a equipe.

3 Respirar o cliente
Mais do que ter foco no cliente. É preciso que o cliente “faça parte da corrente sanguínea da empresa”. O cliente é um alvo móvel, não se deve acreditar que conhece o comportamento dele, porque ele muda constantemente. Buscar conhecimento sobre o cliente possibilita a adequação do seu negócio às expectativas e necessidades do seu consumidor.

4 Valorizar o intangível
O varejista foi educado para valorizar capital, equipamento, tecnologia, estoque, processo, produto e ponto de venda, mas o mundo mudou e agora isso é o básico. Hoje, o que ganha o jogo é a gestão dos intangíveis. O emocional, a cultura, inovação, marca, reputação, capital intelectual, a confiança, relacionamento, etc. Seja transparente, flexível e personalize seu serviço. Isso vale tanto para o consumidor quanto para o colaborador. Sem isso você perde a equipe também.

5 Inovação
Pensar em motivos que tragam a equipe para a sua empresa e faça ela dar o seu melhor. “Pense fora da caixa” para a gestão de pessoas. Traga inovação que agregue valor. Marketing, recursos humanos e clientes devem andar de mãos dadas. Esses são os pilares de equilíbrio das empresas.

Imagem: Shutterstock
URL da notícia: http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/component/k2/item/11023-5-dicas-para-uma-boa-gestao-de-pessoas